6 de jul. de 2022

Raymond Radiguet

Raymond Radiguet foi um escritor francês, nascido no ano de 1903 em Saint-Maur-des-Fossés. Aos 15 anos abandonou os estudos e passou a se dedicar aos jornalismo e a literatura. Fez parte dos movimentos culturais de sua época, em especial o modernismo, tornando-se amigo de Picasso, que ilustrou uma das capas do livro O Diabo no Corpo, e de Jean Cocteau, suposto amante. 

  Seu primeiro romance publicado foi O diabo no corpo, em 1923, escrito logo após a França sair da Primeira Guerra Mundial, o livro gerou uma série de escândalos  por falar do adultério em tempos de guerra e pelo boato de ser uma obra autobiográfica, algo que sempre foi negado pelo francês. O romance não foi bem aceito no seu lançamento devido a sua temática, mas a qualidade literária, considerada rara em um  autor tão jovem, conquistou  a simpatia dos leitores após o primeiro impacto.


  A morte precoce, aos 20 anos, ocorreu após um quadro de febre tifoide, doença contraída após uma viagem que realizou com  Jean Cocteau. De forma póstuma, em 1924, foi publicado seu segundo romance, Le bal du Comte d'Orgel, também centrado na temática do adultério. 

Referências

  1. <https://pt.wikipedia.org/wiki/Raymond_Radiguet>

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário