A obra de Emilio Salgari foi bastante popular na Europa e América Latina por muitas décadas e centrava-se em aventuras marinhas que tinham como protagonistas grandes piratas e corsários. Talvez, o maior personagem do escritor tenha sido Sandokan, um príncipe malaio que se torna pirata para realizar sua vingança contra aqueles que assassinaram sua família.
Mesmo com seus livros alcançando sucesso em vida, passou por constantes dificuldades financeiras, já que nunca conseguiu receber um dinheiro justo por seu trabalho, tendo enriquecido alguns de seus editores ao longo dos anos. Diante do esgotamento mental, perda da esposa, excesso de trabalho como escritor, problemas financeiros e os problemas pessoais ocasionados por estes, cometeu suicídio em 25 de abril de 1911.
"Aos meus editores: A vocês que enriqueceram com a minha pena, mantendo a mim e à minha família em uma contínua quase penúria, ou mais do que isso, só peço que, para compensar os lucros que lhe proporcionei, se encarreguem do meu funeral. Despeço-me, quebrando a minha pena.
Emilio Salgari"
Referências
- http://www.emiliosalgari.it/ (acesso em 3 de julho de 2022)
- https://en.wikipedia.org/wiki/The_Tigers_of_Mompracem (acesso em 3 de julho de 2022)
- Salgari, E. (2008). Os Tigres de Mompracem. Editora Iluminuras
Nenhum comentário:
Postar um comentário