Tudo bem? Aproveitando a empolgação pelo novo projeto com os filmes, aqui vai mais um da lista da Criterion Collection. O filme da vez é Dragon Inn, de 1967.
Detalhes
Diretor: King Hu
País: Taiwan
Ano: 1967
Duração: 111 minutos
Elenco: Lingfeng Shangguan. Chun Shih, Ying Bai, Chien Tsao.
Produtora: Union Film Company
Sinopse
Tsao é o eunuco mais poderoso do imperador e exerce um papel perigoso por meio de táticas desonrosas. No jogo de poder da China, Tsao consegue derrotar o General Yu, seu maior rival político, e, após a derrota, ocorre o exílio dos filhos sobreviventes do general. Diante do perigo que eles representam, Tsao decide, sorrateiramente, orquestrar o assassinato dos herdeiros do general antes que cruzassem a fronteira.
Durante o plano de interceptação dos exilados, a polícia secreta de Tsao arma uma emboscada no Dragon Inn, um ponto de descanso para aqueles que atravessam a área desértica, percorrida também pelos filhos de Yu. Durante a tomada da pousada, Hsiao, um poderoso lutador de artes marciais, aparece e se recusa a sair, superando as investidas dos agentes secretos de Tsao, afirmando que só deixará o local após ver Wu Ming, o dono da pousada. O fato desconhecido dos invasores é que Wu Ming é um antigo tenente do General Yu e convocou Hsiao para proteger o local e os sobreviventes do seu antigo líder.
No meio desse conflito, dois irmãos, também lutadores de artes marciais e filhos de outro tenente do General Yu, chegam e se aliam à resistência na pousada. Todo o confronto explode com a chegada dos filhos do General Yu, seguida do franco ataque dos soldados de Tsao e da luta desesperada de um pequeno grupo de lutadores contra um exército.
Impressões
Com base em experiências anteriores com filmes wuxia, "Dragon Inn" apresenta pontos muito bons, embora também tenha aspectos que poderiam ser aprimorados. A história é envolvente e a criação do clima de tensão durante os constantes perigos enfrentados pelos heróis, tanto antes quanto após a chegada dos filhos do general, é muito bem trabalhada. Foi o primeiro filme do gênero que assisti com um foco maior na narrativa; em outras obras, a introdução justificava o roteiro, mas o restante consistia basicamente em sequências de lutas.
A única ressalva diz respeito às coreografias das lutas, que são mais simples. Em alguns momentos, o diretor utiliza recursos de câmera para realizar transições rápidas, tentando dinamizar as batalhas, mas que, para mim, não compensaram a simplicidade dos movimentos.
Curiosidades
- Dragon Inn foi regravado duas vezes, a primeira em 1992, com o título de New Dragon gate Inn, e a segunda em 2011, recebendo o título de Flying Swords of Dragon Gate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário