5 de mar. de 2023

O Inimigo Secreto - Agatha Christie

O Inimigo Secreto
Autora: Agatha Christie
Ano: 1922
Gênero: Romance Policial

Olá! Como vão? Espero que esteja tudo bem. Por aqui, estou me adaptando com a minha nova realidade, o Rio de Janeiro. Não tenho muito o que falar sobre essa minha primeira semana na cidade maravilhosa... Conheci pessoas legais, aprendi a utilizar parte da rede de transporte público, vi parte bonitas e não tão bonitas da cidade, fui vítima de uma tentativa de assalto e estou aqui no blog, bem e escrevendo. Estou me organizando para encaixar um tempo certo para ler e escrever, mas é meio difícil, a vida tá bem corrida, mas tudo bem, tá tudo se ajeitando. Vamos lá? Sem mais ladainha. 

Continuando pela jornada através do mundo da Agatha Christie, hoje teremos mais um livro dela! Dessa vez, uma de suas primeiras obras: O Inimigo Secreto. Confesso que a leitura foi meio árdua e demorei alguns anos para concluir a obra. Ao longo de, aproximadamente, 5 anos, comecei e parei a leitura umas três vezes, mas agora, no meio do caos da mudança, tomei vergonha e decidi que iria concluir a história. Não que o livro seja ruim, longe disso, mas tive uma certa dificuldade para engatar no texto.

Falando do livro em si, O Inimigo Secreto é a primeira obra a trazer o casal Tommy e Tuppence como protagonistas. 

A obra se passa num período entre o fim da Primeira Guerra Mundial e o início do entre guerras, lá no Reino Unido. 

Em 1915, em alto-mar, o navio RMS Lusitânia é atingido por torpedos alemães. Diante do caos para o resgate, um agente da inteligência britânica, prevendo sua morte, escolhe uma pessoa para repassar alguns documentos confidenciais que carregava. Ao notar uma bela jovem e julgá-la como possivelmente confiável, a delega da missão de se salvar (aproveitando a regra de mulheres e crianças primeiro) e levar em segurança o documento secreto que pode mudar os rumos da guerra. 

Alguns anos depois, em 1919, já no pós-guerra, somos apresentados aos protagonistas: Tommy e Tuppence. Os dois jovens são amigos de infância e se encontram na mesma delicada situação financeira no período de pós-guerra. Diante da frustração da falta de recursos e oportunidades, chegam a um plano: a criação da Jovens Aventureiros Ltda. Nesta sociedade, os dois aceitam realizar qualquer tipo trabalho, desde que pago o seu devido valor. Durante essa mesma reunião dos amigos, Tommy fala sobre uma interessante conversa que ouviu sobre uma mulher chamada Jane Finn. Após o fim do encontro, os dois amigos se separam.  

Tommy e Tuppence
(Série de TV, 1983)

Durante a volta para casa, Tuppence é parada por um homem, este se apresenta como Mr. Whittington. O misterioso senhor revela ter ouvido a conversa do casal no restaurante e se mostra interessado nos trabalhos sem escrúpulos da dupla, acabando por marcar um encontro para debater melhor os detalhes. Certo tempo depois, na reunião, Mr. Tuppence oferece uma grande quantia de dinheiro para a protagonista em troca de um trabalho estranhamente simples, passar alguns meses de férias na frança. Ao adentrar na proposta, perceber que não sabe o nome da mulher com que fala e a questiona a respeito. Tuppence, com medo de ter sua identidade revelada, acaba respondendo com o primeiro nome que vem a sua frente: Jane Finn. Tal resposta causa um estranho medo no Mr. Whittington, passando a ter um comportamento agressivo. Durante a discussão, os dois são interrompidos por Mr. Brown, que deseja entregar um documento. Ao fim, Tuppence recebe uma significava quantidade de dinheiro, sendo dispensada. 

Sem entender muito bem tudo o que aconteceu, Tuppence decide entrar em contato com seu companheiro de aventuras para contar o que se passou. Diante dos fatos, a dupla decide publicar no jornal uma chamada em busca de informações sobre Jane Finn, a fim de descobrir o porquê desse nome ter causado tanto espanto no Mr. Whittington. A mensagem no jornal logo recebe duas respostas. A primeira é do Mr. Carter, este explica que Jane Finn é uma jovem mulher sobrevivente do naufrágio do navio Lusitânia e que, supostamente, carrega consigo documentos secretos que falam sobre acordos do governo britânico durante a guerra, representando hoje um grande perigo para o país, caso sejam expostos. Por meio do Mr. Carter, os aventureiros também descobrem que há um plano para capturar Jane Finn e obter os documentos, todo esse esquema é encabeçado por alguém que Tuppence chegou acontecer: Mr. Brown.


A segunda carta recebida é assinada por um homem chamado Julius Hersheimmer, um jovem estadunidense que se intitula primo da Jane Finn. Este conta que não tinha contato com a prima devido a problemas familiares de gerações passadas, onde a família se dividiu e cortou relações, hoje, após a morte do pai e ao descobri que essa parte desconhecida da família passava por necessidades, decidiu encontrar Jane para prestar suporte. 

E nisso temos a base do romance policial O Inimigo secreto. Ao longo da história, os protagonistas precisam se dividir para procurar pistas, envolvem-se em jogos de mentiras, trapaças, violência e conspirações. Além disso, por mais que descubram e avancem no mistério de onde se encontra  Jane Finn e quais são os planos envolvendo os documentos, Mr. Brown sempre parece estar um passo à frente, sumindo sem deixar pistas, silenciando quem ousa traí-lo e impondo medo por onde passa. 

Crítica

O Inimigo Secreto é um livro bastante interessante da Agatha Christie. Tommy e Tuppence oferecem um ar diferente do costumas na obra da autora e é bastante interessante ver o desenvolvimento da relação entre os dois. O mistério entorno de Jane Finn e do Mr. Brown é muito bem feito e causa uma apreensão sobre o que acontecerá em seguida. Até o fim o romance conta com sucessivas reviravoltas.

Mesmo tendo dito no começo do texto que foi um livro que demorei para engatar na leitura, assumo que a culpa foi minha. Achei o livro bastante gostoso de ler. Coloco entre os meus preferidos da Agatha.

Nota 4 ★★★★☆.

Nenhum comentário:

Postar um comentário