![]() |
O Inimigo Secreto Autora: Agatha Christie Ano: 1922 Gênero: Romance Policial |
Continuando pela jornada através do mundo da Agatha Christie, hoje teremos mais um livro dela! Dessa vez, uma de suas primeiras obras: O Inimigo Secreto. Confesso que a leitura foi meio árdua e demorei alguns anos para concluir a obra. Ao longo de, aproximadamente, 5 anos, comecei e parei a leitura umas três vezes, mas agora, no meio do caos da mudança, tomei vergonha e decidi que iria concluir a história. Não que o livro seja ruim, longe disso, mas tive uma certa dificuldade para engatar no texto.
Falando do livro em si, O Inimigo Secreto é a primeira obra a trazer o casal Tommy e Tuppence como protagonistas.
A obra se passa num período entre o fim da Primeira Guerra Mundial e o início do entre guerras, lá no Reino Unido.
Em 1915, em alto-mar, o navio RMS Lusitânia é atingido por torpedos alemães. Diante do caos para o resgate, um agente da inteligência britânica, prevendo sua morte, escolhe uma pessoa para repassar alguns documentos confidenciais que carregava. Ao notar uma bela jovem e julgá-la como possivelmente confiável, a delega da missão de se salvar (aproveitando a regra de mulheres e crianças primeiro) e levar em segurança o documento secreto que pode mudar os rumos da guerra.
Alguns
anos depois, em 1919, já no pós-guerra, somos apresentados aos
protagonistas: Tommy e Tuppence. Os dois jovens são amigos de
infância e se encontram na mesma delicada situação financeira no
período de pós-guerra. Diante da frustração da falta de recursos
e oportunidades, chegam a um plano: a criação da Jovens
Aventureiros Ltda. Nesta sociedade, os dois aceitam realizar qualquer
tipo trabalho, desde que pago o seu devido valor. Durante essa mesma
reunião dos amigos, Tommy fala sobre uma interessante conversa que
ouviu sobre uma mulher chamada Jane Finn. Após o fim do
encontro, os dois amigos se separam.
Tommy e Tuppence
(Série de TV, 1983)
Sem entender muito bem tudo o que aconteceu, Tuppence decide entrar em contato com seu companheiro de aventuras para contar o que se passou. Diante dos fatos, a dupla decide publicar no jornal uma chamada em busca de informações sobre Jane Finn, a fim de descobrir o porquê desse nome ter causado tanto espanto no Mr. Whittington. A mensagem no jornal logo recebe duas respostas. A primeira é do Mr. Carter, este explica que Jane Finn é uma jovem mulher sobrevivente do naufrágio do navio Lusitânia e que, supostamente, carrega consigo documentos secretos que falam sobre acordos do governo britânico durante a guerra, representando hoje um grande perigo para o país, caso sejam expostos. Por meio do Mr. Carter, os aventureiros também descobrem que há um plano para capturar Jane Finn e obter os documentos, todo esse esquema é encabeçado por alguém que Tuppence chegou acontecer: Mr. Brown.
A segunda carta recebida é assinada por um homem chamado Julius Hersheimmer, um jovem estadunidense que se intitula primo da Jane Finn. Este conta que não tinha contato com a prima devido a problemas familiares de gerações passadas, onde a família se dividiu e cortou relações, hoje, após a morte do pai e ao descobri que essa parte desconhecida da família passava por necessidades, decidiu encontrar Jane para prestar suporte.
E nisso temos a base do romance policial O Inimigo secreto. Ao longo da história, os protagonistas precisam se dividir para procurar pistas, envolvem-se em jogos de mentiras, trapaças, violência e conspirações. Além disso, por mais que descubram e avancem no mistério de onde se encontra Jane Finn e quais são os planos envolvendo os documentos, Mr. Brown sempre parece estar um passo à frente, sumindo sem deixar pistas, silenciando quem ousa traí-lo e impondo medo por onde passa.
Crítica
O Inimigo Secreto é um livro bastante interessante da Agatha Christie. Tommy e Tuppence oferecem um ar diferente do costumas na obra da autora e é bastante interessante ver o desenvolvimento da relação entre os dois. O mistério entorno de Jane Finn e do Mr. Brown é muito bem feito e causa uma apreensão sobre o que acontecerá em seguida. Até o fim o romance conta com sucessivas reviravoltas.
Mesmo tendo dito no começo do texto que foi um livro que demorei para engatar na leitura, assumo que a culpa foi minha. Achei o livro bastante gostoso de ler. Coloco entre os meus preferidos da Agatha.
Nota 4 ★★★★☆.
Nenhum comentário:
Postar um comentário