11 de mar. de 2023

O Amante - Marguerite Duras

Título: O Amante
Autora: Marguerite Duras
Ano: 1984
País: França

Olá! Tudo bem? Espero que sim. Por aqui, estou bastante ansioso. Amanhã é o meu primeiro dia de trabalho no Rio de Janeiro e estou pensando sobre as inúmeras possibilidades que podem ocorrer durante esse período. Mesmo com toda ansiedade, só me resta a paciência… e os livros! Vamos lá! 

Iremos falar hoje sobre um livrinho que encontrei perdido no sebo da minha saudosa Caruaru. O título direto, a capa simples e o tamanho me chamaram a atenção. Acabei adquirindo sem saber qual era a história e ele acabou ficando um bom tempo na estante, até que, durante a mudança para o Rio, resolvi deixá-lo ao meu lado para poder ler durante o voo. Hoje iremos falar sobre O amante, da Marguerite Duras. 

Antes de começar a falar da história, é importante entender um detalhe importante do livro: a obra é um romance autobiográfico. A narrativa ganha um peso bem maior ao se compreender que a autora viveu realmente aquilo, além de que o conhecimento da história da Marguerite ajuda a entender algumas nuances da obra. Falo mais da autora no link.

Sobre a história, a protagonista não possui um nome e este não é necessário, já que a obra possui um teor intimista e onírico. Nos seus 15 anos, uma moça moradora na Indochina francesa, junto a sua família, apresenta um comportamento introspectivo, solitário e melancólico, sendo boa parte disto devido a sua relação familiar. A mãe, ao longo dos anos, afundou-se numa tristeza por conta de uma série de negócios malsucedidos que tentou empreender na região após a morte do marido, o irmão mais velho é problemático, envolvendo-se em uma série de pequenos crimes e age de forma desrespeitosa com os demais membros da família, mas possui tais comportamentos abafados pela mãe, por ser o filho preferido, o irmão mais novo que seria o laço de afeto da protagonista, mas que morre jovem. 

Seguindo a rotina, a adolescente, ao andar normalmente em direção a Saigon, é notada por um rico filho de comerciantes chineses que possui quase o dobro de sua idade. Ao abordá-la, a jovem francesa não apresenta nenhuma resistência e aceita dar uma volta de limousine pela cidade e acaba, após alguns encontros, tornando-se a amante do abastado herdeiro. 


Com o desenrolar da história, entramos em contato com os pensamentos da jovem garota. Como toda a dinâmica e conflitos familiares, sociais e econômicos acabam impactando na forma com a adolescente se enxerga, um ser pouco atraente, incapaz de exteriorizar feminilidade e ser alvo de afetos. Sendo diante deste universo melancólico que ela adentra no relacionamento com seu amante e troca experiências sobre suas vivências e perspectivas. 

Aqui é importante fazer um recorte de que o título do livro carrega um significado maior do que o uso clássico de amante. Ambos não possuem relacionamentos oficiais e não vivem um amor às escondidas. Porém, possuem impeditivos para sua relação. A protagonista é francesa e faz parte de uma família que vê com maus olhos o relacionamento com um homem asiático, além de saber que um relacionamento com uma diferença de idade tão grande pode ser vista com maus olhos. Já do lado do amante chinês, temos um homem que se recusa a compactuar com um casamento arranjado pelo pai, em que este não aceita a pobre francesa devido a sua condição socioeconômica e origem. 

Mesmo tão jovem, a garota consegue ver de forma bastante centrada toda a situação em que se encontra e parece ter noção de qual o único desfecho possível para o relacionamento que se encontra. O final do livro é reflexivo e carrega consigo uma memória triste e intensa. 

Crítica

O Amante vale bastante a leitura. É uma obra curta, mas não deixe que o tamanho o engane, o texto é intenso, profundo e desafiador. O fluxo de pensamento da protagonista, somado a melancolia e consciência do contexto em que se encontra, permite que o leitor adentre naquela realidade do sudeste asiático. Indico a leitura. 

Não esquecendo, como curiosidade, o livro foi adaptado para o cinema em 1992. 

Nota 4 ★★★★☆


Nenhum comentário:

Postar um comentário