6 de ago. de 2022

Julia ou a Nova Heloísa - Jean-Jacques Rousseau

Olá! Como vão? Espero que bem. Hoje conversaremos sobre um livro que tive uma certa dificuldade para concluir a leitura. Falaremos sobre Julia ou a Nova Heloísa. 

Julia ou a Nova Heloísa foi escrito em 1761 por Jean-Jacques Rousseau e o romance dos protagonistas foi baseado na história de amor e renúncia entre Héloïse d'Argenteuil e Peter Abelard. Sendo considerado por Schopenhauer um dos quatro maiores romances já escritos até então. 

O livro conta a história de um humilde professor, Saint-Preux, que se apaixona por Julia, uma aluna que se encontra numa classe social bastante superior a que o mesmo pertence. Diante de tal sentimento proibido, o jovem mestre resolve se despedir, mas não sem antes declarar o seu amor, tendo uma surpresa: o sentimento é correspondido. Assim, temos o início da conturbada relação entre os dos personagens.

4 de ago. de 2022

O Livro das 1001 Noites

Olá! Como vão? Espero que bem. Hoje vim iniciar uma longa jornada pelas 1001 noites das arábias. Legal, não? Há alguns anos, comprei a coleção das mil e uma noites traduzida pelo Mamede Mustafa Jarouche e, para variar, a coleção passou todo esse tempo acumulando poeira na estante. Sendo assim, pensei em iniciar a leitura e trazer para cá um roteiro de viagem que atravessa as mais diversas histórias da coleção.

Antes de começar a leitura, li alguns textos sobre a obra e encontrei algumas coisas interessantes. As histórias contidas na coleção representam registros de contos populares de partes do Oriente Médio e do norte da África. Diferente do que possa se pensar num primeiro momento, a marcação do conto em noites não é algo que originalmente se encontrava na coleção de histórias, nem o período de mil e uma noites, tendo estes sido agregados ao longo dos anos que a história se popularizou. Outra coisa interessante é a importância do islamismo na obra, em que história pré e pós reforma islâmica possuem diferenças marcantes.