9 de abr. de 2023

A Lista de Convidados - Lucy Foley

Olá, tudo bem? Por aqui… não sei. Acredito que agora está tudo bem, mas foi uma semana meio pesada. O processo de adaptação é meio complicado e é natural entrar em choque com algumas coisas boas e outras ruins. É isto. Sem muitas novidades por aqui. Hoje é domingo de páscoa e vamos comemorar com mais um livro!

O livro de hoje fez parte da seleção do clube de assinatura da Intrínsecos. Recentemente, o clube fechou as portas e há 1 semana descobri estarem fazendo uma queima de estoque. Com tal achado, não pude deixar de comprar vários livros e o de hoje foi o primeiro da grande leva. Hoje falaremos sobre A Lista de Convidados, da Lucy Foley.

Um Pouco Sobre a História

Título: A Lista de Convidados
Autor: Lucy Foley
Ano: 2021
País: Inglaterra

A lista de convidados fala sobre o casamento de Jullie Keegan e Will Slater numa ilha remota da Irlanda que possui a fama de ser assombrada. O local diferente chama a atenção de várias pessoas e é montada uma lista seleta de convidados para a festa de casamento. Ao longo da obra, tem-se o desenvolvimento da história em diferentes cortes de tempo dentro da ilha e com uma troca constante dos personagens que contam os acontecimentos, com diferentes posicionamentos.

Como diferentes pontos da história são contados pelos personagens, acredito que seja interessante falar individualmente de cada um, vamos lá.

Jules Keegan - É a noiva e dona da The Download, uma conceituada revista digital de moda. Sempre foi bastante decidida sobre o que queria e como queria, algo que explica o porquê de estar se casando com alguém que conhece há alguns meses. Passa uma ideia de líder e visionária inabalável, mas, na verdade, esconde as suas fraquezas. Uma dessas é a relação com o pai, em que sempre carregou o desejo de ter mais atenção dele, além de que não é tão poderosa e visionária como pensam, escondendo que escolheu a ilha isolada não só por ser diferente, mas por ser, principalmente, barata. Acredita que encontrou em Will, o seu noivo, o homem perfeito, tanto na aparência quanto na personalidade e deseja ter o casamento perfeito, não permitindo que ninguém tire o evento dos eixos. 

Will Slater - O noivo. Conhecido por sua beleza e carisma, é apresentador de um programa de sobrevivência e ganhou grande fama por tal trabalho. Sempre foi o garoto exemplar e criou uma legião de seguidores por onde passou, considerado um líder nato. Sabe que sua aparência e charme abriram várias portas e acredita que Jules é a mulher perfeita para se casar. Diz ser uma boa pessoa, mas não apresenta um lado tão belo ao perceber que alguém atravessa seus planos. 

Aoife - A dona da casa na pequena ilha e mestra de cerimônias. Casada com Freddy e juntos tocam o investimento de eventos na ilha. Aceitou trabalhar com o casamento a um preço muito menor que o normal, almejando a divulgação que o casal famoso traria. Passa uma imagem de profissionalismo, seriedade e calma durante o trabalho, mas esconde um lado ressentido sobre uma perda num distante passado que a prende à ilha irlandesa. 

Olivia - Irmã mais nova de Jules e madrinha de casamento. Aceitou o convite contra a própria vontade e sabe que está longe do seu melhor momento. Vem de um término recente de um relacionamento que a abalou de uma forma significativa, fazendo com se isolasse e começasse a praticar automutilação. Tenta esconder ao máximo o que aconteceu consigo para chegar em tal estado e vê em Hannah uma imagem de confiança para que, enfim, possa desabafar. 

Hannah - Casada com Charles, padrinho da noiva. Vem para acompanhar o marido e sempre teve dúvidas sobre o relacionamento do companheiro com a noiva. Sente-se bastante deslocada até conhecer Olivia, em que sente uma ligação automática ao perceber que havia outra pessoa além dela que não queria estar ali e ao ver uma jovem que lembra a sua falecida irmã. Ao longo das horas na ilha, questiona-se se deve perguntar ou não ao marido até onde chegou o relacionamento dele com a Julie e descobre que a história da morte da irmã será revisitada. 


Johnno - Padrinho e melhor amigo do noivo. Sempre foi o companheiro de Will, desde a época de escola, mesmo que nos últimos anos não tenham estado tão próximos. Veio de Johnno a ideia do programa de sobrevivência, em que, originalmente, deveria contracenar com o amigo, mas acabou tendo seu papel descartado. Ao chegar na festa de casamento, percebe o contraste que se tornou do Will, em que se percebe desleixado com a aparência, sem sucesso no amor ou no trabalho e visto por todos como uma piada. Contudo, não se abala com tudo isto, já que possui uma forte irmandade com o Will, fortalecida pelo segredo que carregam juntos e que o corrói até hoje. Porém, todos esses pilares que sustentam Johnno são abalados ao começar a se questionar se há reciprocidade nessa grande amizade.

Crítica

A Lista de Convidados vem com a premissa de trazer o mistério em torno de um assassinato que ocorre durante um casamento aparentemente perfeito. Com o artifício de trocar a cada capítulo quem conta a história, temos diferentes passados que se desenvolvem e culminam no assassinato mais ao fim do livro. Além disso, o recurso de contar a história paralelamente em dois momentos diferentes faz com que o mistério sobre quem morreu e os motivos sejam instigados. A escolha de colocar o assassinato no fim da obra e trabalhá-lo ao longo do texto é bem interessante.

A seleção da ilha para ser palco da história e o trabalho em torno dela é muito bem feito. Há uma ótima ambientação do local e a autora consegue passar a ideia de mistério, perigo e sobrenaturalidade. 

A escrita da autora é bem leve, envolvente e ela sabe como fazer o leitor querer ler mais a cada página que passa. Porém, nem tudo é perfeito. Os segredos da obra não são difíceis de serem previstos, além de que, a medida que a história avança, fica nítido o alvo do assassinato, fazendo com que a revelação da cena não carregue muita surpresa. 

O livro vale a leitura e indico para aquele momento que se deseja algo mais descompromissado. Foi uma boa diversão para a minha tarde chuvosa de páscoa. 
Nota 4 ★★★★☆.

Trechos

 "Às vezes, as marolas menores são as mais fortes"

"A vida não passa de uma sucessão de dias, dos quais controlamos no máximo um por vez[...]."

"[...] só porque encontramos uma forma de lidar com os nossos sentimentos, não quer dizer que eles não estejam lá."

"[...]Aqueles que tem o maior respeito pelas regras também são os que mais apreciam quebrá-las."